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quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sebrae quer capacitar artesãos e criar espaços exclusivos na Copa

Sebrae quer capacitar artesãos e criar espaços exclusivos na Copa

Objetivo é que artesãos recebam parte dos recursos trazidos pelos turistas. 'Showrooms' serão criados próximos de pontos turísticos nas cidades-sede.
Do G1, em Brasília
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) informou que vai investir na capacitação de artesãos e na criação de espaços exclusivos para suas vendas durante a Copa do Mundo de 2014. O objetivo é que os artesãos possam, com isso, receber parte dos R$ 180 milhões de recursos que podem ser injetados na economia brasileira em 2014 - ano de realização do mundial de futebol.
A ideia é que, em cada uma das 12 cidades-sede, seja posicionados "showrooms" em locais estratégicos, ou seja, próximos aos principais pontos turísticos. “O desafio é reposicionar o artesanato e dar uma representação da cultura brasileira em todos os estados, para que a atividade deixe de ser vista como ocupação para quem tem baixa escolaridade e não encontra oportunidade no mercado”, disse o gerente de atendimento de Comércio do Sebrae Nacional, Juarez de Paula.

Segundo o responsável pelo projeto de artesanato do Sebrae, Maurício Tedeschi, o objetivo é que os artesãos possam vender produtos identificados com sua região. “A meta é utilizar a matéria-prima que se encontre em abundância na região e desenvolver projetos com alto valor agregado, e não apenas de souvenir”, declarou ele. Produtos de maior valor agregado, por sua vez, podem ser vendidos por um preço mais alto.
Escolha dos artesãos
A escolha dos artesãos e dos produtos que serão trabalhados será feita por cada unidade estadual do Sebrae entre os profissionais da cidade, informou o órgão. Após aprovadas as propostas, os estados terão, segundo o Sebrae, que selecionar, trabalhar a imagem e desenvolver os produtos para que tenham características locais de cada região, de modo que as peças tenham diferenciais "estéticos, culturais e mercadológicos".
A seleção também ocorrerá entre os vencedores da 3ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, realizada a cada três anos para escolher profissionais que, além de oferecerem produtos bem desenvolvidos, possuam "avançado sistema de gestão do negócio". As inscrições devem ser abertas até o início de 2012 e a premiação, no fim do mesmo ano.
"Eu acho uma excelente ideia. A gente precisa. Acho que a gente vai conseguir vender mais, pois vamos estar perto do público. Eu aprovo a ideia", disse Glaucimar da Silva Rodrigues, presidente da Associação de Bordadeiras de Taguatinga, uma das vencedoras do Prêmio Top 100 de Artesanato do Sebrae, em 2009, e que pode estar presente no "showroom" de Brasília na Copa do Mundo de 2014. A Associação de Bordadeiras trabalha com mais de 40 mulheres e funciona desde 2002. Os produtos desenvolvidos têm como tema a fauna nacional e flora do cerrado.

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